Até esta sexta-feira, 23, equipes de quinze das 21 agências do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, concentram-se na divulgação e fechamento de acordos no âmbito da Lei 14.554/2023. O normativo permite a renegociação de dívidas contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste junto ao BNB, há mais de sete anos, e que estejam em situação de inadimplência desde 31 de outubro de 2021.
A renegociação permite bônus de até 90% para liquidação das dívidas e de até 50% na parcela, além de acesso a novos financiamentos. As contratações podem ser urbanas, muito embora o foco do mutirão sejam as operações rurais em atraso. O esforço inclui a divulgação nas redes sociais e meios de comunicação locais destinados a notícias do campo.
A Superintendência do BNB no Rio Grande do Norte tem feito mobilização nas agências, com gerentes da área rural e agentes de desenvolvimento, visando divulgar os aspectos da Lei para lideranças de sindicatos, associações de agricultores, assentamentos de reforma agrária e produtores rurais interessados. Técnicos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura , além de outros parceiros institucionais, também contribuem com o mutirão.