Santuário do Caraça – Foto: Miguel Andrade
Após um longo recesso das atividades econômicas na região de Catas Altas, a prefeitura local, após apurar a melhora nos índices da pandemia, publicou o Decreto nº147/2021, que libera o funcionamento de estabelecimentos comerciais e pontos turísticos. Entre os locais que estavam paralisados, o Santuário do Caraça, Estrada do Caraça, Km 9 – entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, conhecido em todo o mundo pelas belezas naturais, fauna e flora, já pode receber hóspedes e visitantes. O acesso ao local deverá ser feito mediante agendamento prévio, já que todos os protocolos de segurança estão sendo respeitados e a capacidade de pessoas está limitada a 50% do total.
De acordo com Márcio Mol, gerente geral do Santuário do Caraça, a suspensão da Onda Roxa, traz novos ares ao local, que já está tudo pronto para a retomada das atividades. No entanto, ele lembra que todas as regras serão seguidas e que os visitantes e hóspedes terão que respeitar as normas. “Estamos de volta para receber os turistas da mesma forma que sempre recebemos, mas claro, com mais cuidados ainda, já que após a liberação do Decreto nº147/2021 da Prefeitura de Catas Altas, existem regras. Agora o Santuário do Caraça retoma suas atividades durante a Onda Vermelha, mas com algumas medidas que visam a segurança de todos”, explica.
A visitação já pode ser realizada, mas com agendamento prévio. As hospedagens serão retomadas a partir de 21/04, também agendamento. A lanchonete do local já funciona normalmente e o restaurante poderá ser acessado apenas por hóspedes, entretanto, fica proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas de segunda a sexta, das 20h às 05h, e nos finais de semana e feriados durante todo o dia. “Já na portaria, a aferição de temperatura é obrigatória para todos por meio de um termômetro laser. O uso de máscara é exigido em todas as dependências, bem como a higienização constante das mãos e o respeito às regras de distanciamento físico”, destaca Márcio Mol.