Foto: Miguel Andrade
O Santuário do Caraça, destino turístico localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais, sedia diversos eventos que promovem múltiplas experiências ao público. Os eventos religiosos, como a Semana Santa, as apresentações do tradicional Órgão do Padre Boavida, caminhadas, trekkings, aulas a céu aberto e iniciativas gastronômicas são atrações à parte para os turistas que visitam o local.
Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual, o Santuário do Caraça foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio, hoje Museu e Biblioteca, o hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.
O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce.