Com mudança na estratégia de imunização, o município de São Gonçalo do Amarante retomou ontem a vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem comorbidades acima de 40 anos. Quatro unidades de saúde na zona urbana receberão o público, exclusivamente, por agendamento na plataforma RN Mais Vacina. Já na zona rural, a demanda segue livre, em todas as UBSs, conforme doses disponíveis.
O agendamento foi liberado no ultimo sábado. As unidades da zona urbana, no horário das 8h às 13h, são: Jardim Lola, Amarante, Cidade das Flores e Campus do IFRN. Na zona rural, das 7h às 11h: Uruaçu, Guanduba, Barro Duro, Igreja Nova, Poço de Pedra, Serrinha, Maçaranduba, Guajiru, Rio da Prata e Bela Vista. Os grupos que já estavam sendo vacinados, como gestantes, puérperas, lactantes, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente com ou sem Benefício de Prestação Continuada serão direcionados para as unidades do Mangueirão e Santo Antônio do Potengi, das 7h às 12h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mudança ocorre após a gestão detectar invasão de moradores de outros municípios nos postos são-gonçalenses. “Além de evitar aglomeração e tumulto nos pontos de vacinação. Tivemos um excelente resultado com o sistema de agendamento para trabalhadores da Educação, e, agora, vamos iniciar para o público sem comorbidades da zona urbana”, destaca Jalmir Simões, gestor da SMS. A vacinação dos profissionais da limpeza pública, transportes coletivos e trabalhadores da Educação foi concluída no município.