Saúde e Nutrição

Peixe morre pela boca já diz o ditado, e nós também. Mas é também a partir da boca, ou o que ingerimos por meio dela, que vivemos bem mais e melhor.  A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo.

Para chamar a atenção das pessoas para essa estreita ligação entre alimentação e saúde, a Organização Mundial de Saúde instituiu o 31 de março como o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. Mas apesar de ser um direito básico, a falta de tempo, a correria do dia a dia, o não interesse pelo assunto e até mesmo a falta de dinheiro da parte muita gente tem levado o mundo a uma pandemia crônica de doenças ligadas a maus hábitos alimentares, que hoje já é a principal causa de mortes em todo o planeta.

Segundo uma pesquisa publicada na revista médica The Lancet, com dados de 2017, enquanto o tabagismo matou 8 milhões de pessoas naquele ano, 11 milhões foi o contingente de indivíduos que morreram de algum mal decorrente da má alimentação, com por exemplo, obesidade, diabetes, problemas cardíacos e de deficiências nutricionais que provocam outras doenças.

A nutricionista Karine Lima, da Órion Complex em Goiânia, ressalta que, mesmo com o dia a dia atribulado que a maioria das pessoas têm hoje, é possível equilibrar a alimentação e garantir uma qualidade de vida melhor.