O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começou nesta segunda-feira, em Portugal, com a adesão de 39 empresas e mais de mil trabalhadores. A experiência da redução do número de horas trabalhadas sem diminuição de salário será avaliada até a última semana de novembro.
Está previsto que as empresas que aderiram a semana reduzida sejam avaliadas e comparados os resultados antes, durante e após o teste. Serão avaliados indicadores relativos à produtividade, custos, saúde e bem-estar dos trabalhadores. Conforme o Ministério do Trabalho português, caberá às empresas organizar a semana reduzida da maneira mais adequada ao trabalho.
No Brasil, serão aplicados testes para avaliar os benefícios de uma semana de trabalho de quatro dias com iniciativa da 4 Day Week, uma comunidade sem fins lucrativos que realiza projetos-pilotos como esse em todo o mundo, e da brasileira Reconnect Happiness at Work.
O projeto lançou um formulário em seu site oficial para que as empresas interessadas tirem as suas dúvidas. As sessões de esclarecimento serão realizadas ainda neste mês junho, segundo a iniciativa. O calendário ainda será fechado e as informações serão divulgadas. Informação do Terra