Terapias com substâncias psicodélicas

Uma proposta em andamento na Califórnia, Estados Unidos, quer alocar US$ 5 bilhões para financiar pesquisas, treinar profissionais de saúde e assegurar o acesso a terapias com substâncias psicodélicas no tratamento de doenças mentais específicas, incluindo depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

O projeto apresentado em julho pela médica Jeannie Fontana também propõe criar uma nova agência estatal dedicada à regulamentação dos “medicamentos psicodélicos” –definidos como substâncias que “produzem estados alterados de consciência”, incluindo psilocibina, LSD, mescalina, MDMA, quetamina e cannabis.

A iniciativa, conhecida como Treat California um acrônimo em inglês para Tratamentos, Pesquisa, Educação, Acesso e Terapias, ainda tem um longo caminho a percorrer antes de se qualificar para a votação popular: deve reunir 874.641 assinaturas de eleitores da Califórnia para estar nas cédulas da eleição de 2024, em novembro.

Nos EUA, é comum que, além de votar nos representantes, os eleitores também decidam sobre temas de interesse no âmbito das legislações estaduais. Caso passe para votação popular, os eleitores terão que responder “sim”ou “não” para a afirmação. Poder 360