Tradição de fé e devoção, o 1º Terço dos Homens de Natal, completa 18 anos de existência hoje. A iniciativa, que surgiu na Igreja Bom Jesus das Dores, no bairro da Ribeira, atrai fiéis católicos de diversas regiões da cidade todas as quartas-feiras, no horário das 19 às 20 horas.
O grupo foi pioneiro na capital potiguar e a cada semana que se realiza, fortalece os laços entre os participantes, que já chegou a atrair cerca de 700 fiéis, número que fica hoje, em média, em 120 homens. O ato de fé se espalhou em outras paróquias da Arquidiocese de Natal, que seguiram o exemplo e também criaram o seu “Terço dos Homens”.
A celebração da Igreja de Bom Jesus das Dores começou em 2005, depois que fiéis natalenses participaram da iniciativa realizada na Paróquia Santa Júlia, em João Pessoa PB. Em determinado momento, eles propuseram ao então pároco da Igreja, o cônego José Mário de Medeiros, que aceitou a ideia.
Durante o encontro, o celebrante acompanhado de outras pessoas leva, em procissão nas mãos, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação ao altar. Em seguida, os fiéis fazem pedidos e agradecimentos, entre cânticos. Após a leitura do evangelho, os participantes iniciam a reza do terço. A proposta de uma celebração apenas para homens é uma maneira particular de fortalecer os laços únicos de fé e devoção.