Testes de um exame de sangue para detectar mais de 50 tipos de câncer, realizados pelo Serviço Nacional de Saúde britânico, têm mostrado resultados promissores, segundo os pesquisadores responsáveis. O exame se revelou capaz de identificar corretamente dois em cada três tipos de câncer em 5 mil pessoas que foram ao médico com sintomas suspeitos, na Inglaterra e no País de Gales. Em 85% dos casos positivos, o teste também identificou a localização original do câncer.
Apelidado de teste Galleri, o exame identifica mutações distintas em fragmentos do código genético que são resultado de diferentes tipos de câncer. A tecnologia ajuda a detectar câncer tratáveis precocemente, o que pode salvar vidas.O teste ainda é um “trabalho em andamento”, segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mas pode aumentar o número de cânceres identificados.
Frequentemente, os pacientes apresentam sintomas, como a perda de peso, com várias causas possíveis, e precisam realizar vários exames e fazer muitas visitas ao hospital. Mais de 350 pessoas que participaram do estudo – o maior de seu tipo em pacientes com sintomas suspeitos de câncer – foram posteriormente diagnosticadas com câncer usando os métodos tradicionais, como exames de imagem e biópsias. Informação BBC News