O Beluga, um avião especial de transporte da Airbus, é esperado amanhã quando pousará primeira vez no Brasil. O modelo é o A300-600ST, derivado do antigo A300, Super Transportador. O pouso é previsto para Fortaleza-CE, em uma escala técnica, e depois deve seguir para Campinas -SP. O nome Beluga se deve à semelhança do avião com a Beluga, também chamada de baleia-branca. Ele também é apelidado de baleia voadora, devido ao formato similar ao animal marinho e seu longo tamanho.
A carga que traz ao Brasil é um helicóptero de luxo modelo ACH160. Durante a viagem ao país, a fabricante também fará uma demonstração do transportador aéreo, que irá entrar no mercado de cargas de grandes dimensões. O Beluga realizava voos prioritariamente para o transporte de peças dos aviões da Airbus entre as fábricas da empresa em vários países, principalmente dentro da Europa.
Ele é um dos maiores aviões de carga do mundo em volume, sendo maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos, e o Antonov An-124, irmão menor do An-225, ex-maior cargueiro do mundo. Portal Uol