O Museu da Casa Brasileira, que desde o dia 1º de janeiro passou a ser administrado pela Fundação Padre Anchieta, terá entrada gratuita de terça a domingo, das 10h às 18h, até o dia 31 de janeiro. Com a iniciativa a FPA, que também mantém as Rádios e TV Cultura, dá as boas-vindas ao público e reforça o comprometimento com a instituição cultural e o público. “Esta é uma contribuição da Fundação Padre Anchieta para que mais pessoas tenham acesso ao Museu da Casa Brasileira”, destaca José Roberto Maluf, presidente da FPA.
Os visitantes poderão conhecer as exposições de longa duração: ‘Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB’, que tem como missão refletir sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte até o desaparecimento de espécies; e, no piso superior, ‘A Casa e a Cidade — Coleção Crespi Prado’, que apresenta o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu.
Construído entre 1942 e 1945, o “casarão” abrigou uma das famílias mais tradicionais e influentes de São Paulo -SP na primeira metade do século 20 e se insere em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas no decorrer das décadas.O público ainda irá desfrutar do jardim do Museu, que conta com mais de 8 mil metros quadrados e espécies arbóreas originárias.